Cultura é a identidade de um povo expressada através da manifestação do conhecimento, das ideias, costumes, atitudes e de tudo o que é aprendido em toda e qualquer sociedade, sendo transmitida de geração para geração, com suas adaptações, modificações e criações a partir da herança social. Existem empreendedores natos, mas estes não são consequência de herança genética. Os empreendedores nascem sob influência do meio em que vivem. De acordo com Kotler and Keller (2006), a cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa. A fonte de inspiração está na família e em outras instituições. À medida que cresce, a criança vai assimilando certos valores, comportamentos, preferências e percepções.
Partindo dessa premissa pode-se dizer que é no convívio com outros empreendedores que se aprende a empreender, principalmente quando o indivíduo está inserido numa sociedade dotada de uma atmosfera favorável à atitude empreendedora, onde ser dono do próprio negócio é visto como algo positivo. Exemplo disso é a cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE que tem a cultura empreendedora como sua principal peculiaridade. Enquanto a cultura brasileira nos influencia a seguir por caminhos já percorridos e com êxito, em Santa Cruz as famílias estimulam, desde cedo, os filhos a enveredarem pelo caminho do empreendedorismo. Vale ressaltar que a atitude empreendedora não se restringe apenas à criação do próprio negócio. O indivíduo também pode ter um comportamento empreendedor na área que escolher para atuar.
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