domingo, 16 de setembro de 2007

A ênfase em lucros a curto prazo: uma das “doenças” que interferem no bom desempenho das empresas


Muitas empresas não priorizam a melhoria imediata da qualidade do produto e do bom atendimento. Concentram-se na melhoria imediata dos dividendos, que são as parcelas dos lucros de uma empresa, distribuída aos seus acionistas no final de cada semestre, trimestre, ou ano. O professor W. E. Deming, um dos gurus da Administração da Qualidade, enfatiza que é primordial as empresas perceberem a necessidade de fazer mudanças fundamentais na produção e na qualidade. Um líder consciente deve entender que os lucros são uma conseqüência da produtividade proveniente de um trabalho executado com eficiência e presteza, dada as condições necessárias aos operários. Então, dar destaque para lucros a curto prazo é praticar o oposto de constância de propósito para ficar no negócio. Portanto, uma empresa que visa o sucesso e pretende manter-se no mercado, deve entender que seu crescimento vem a longo prazo.

Um comentário:

reflexões disse...

Rôzangela, concordo com vc q as empresas erram em apenas imaginar que valorizando os lucros ela irá conseguir atingir seus objetivos: mais lucros!!! Muito além disso, o empresário consciente necessita apresentar uma qualidade no produto, no atendimento, e até manter os próprios funcionários satisfeitos no trabalho. Somente assim, ele terá uma empresa firme, consistente, e um retorno a médio e longo prazo muito mais eficaz.
apareça no meu blog tb. bjus